Convite “Cidadania Social e Economia: Reflexões sobre a Realidade Portuguesa”

Dia 1 de setembro de 2020, terça-feira, a partir das 19h30,

Através da plataforma Zoom ou do Facebook

(no âmbito da Feira do Livro de Braga)

 

Apresentação da obra coletiva

João Cerejeira e Margarida Corrêa de Aguiar (coordenadores) –

Cidadania Social e Economia: Reflexões sobre a Realidade Portuguesa,

UMinho Editora2020

 

Com prefácio da Doutora Teodora Cardoso

Durante cerca de dois anos – entre 2017 e 2018 – um grupo de Autores, a convite da Cidadania Social, escreveu livremente para o jornal Público sobre temas que se colocam à economia e à sociedade, designadamente o envelhecimento, o idadismo, a educação, o emprego, a saúde, a segurança social, a solidariedade, o território, a economia, as finanças públicas e o desenvolvimento sustentável, entre outros.

Nestes textos são apresentados e identificados desafios com os quais a economia e a sociedade estão confrontadas no médio e no longo prazo, a que se juntam diagnósticos, ideias, reflexões e propostas de medidas políticas de grande atualidade. Com o rigor e o saber que lhes é reconhecido, os Autores simplificam e descodificam a escrita, procurando alargar a sua compreensão e interesse a um leque alargado de leitores.

Foram ainda adicionados, num capítulo adicional, três textos recentes e um ensaio sobre a economia COVID-19, provavelmente um dos maiores desafios coletivos das gerações vivas em 2020, em Portugal e no Mundo. Com esta iniciativa, a Cidadania Social, a UMinho Editora e os Autores promovem mais uma oportunidade de partilha de conhecimento e ideias e contribuem para sensibilizar a sociedade civil para assuntos que interessam e interferem no seu bem-estar coletivo.

A apresentação decorrerá em direto via zoom e no Facebook das Bibliotecas da Universidade do Minho e da Feira do Livro de Braga, com a participação do Editor, dos Coordenadores da obra, do Presidente da Cidadania Social e da Doutora Teodora Cardoso.

Colabore Connosco e receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades e eventos da Cidadania Social e receba os nossos artigos de opinião.