Nossas Publicações

profile Image
15 de outubro de 2018
Carlos Pereira da Silva

Turismo e migração das “aves” de arribação

A noção de poupança para uma necessidade futura perdeu todo o sentido e incute-se nos jovens a máxima de que hoje é que interessa e amanhã logo se verá. O que prevalece é a noção de endividamento, ou seja, consumir primeiro e pagar depois, se houver rendimento.

profile Image
30 de abril de 2018
Carlos Pereira da Silva

O que disse o primeiro-ministro

Como conclusão: é necessário aumentar a força de trabalho, o PIB potencial e a massa salarial para que a segurança social tenha capacidade financeira para solver os seus compromissos a médio e longo prazo.

profile Image
8 de janeiro de 2018
Carlos Pereira da Silva

O derradeiro segredo de Fátima?

Em termos económicos, a Fé parece ser um factor decisivo para a conversão das mentalidades pagãs dos nossos recursos humanos. Em Portugal somos pouco produtivos, dizem os entendidos. Por isso a nossa taxa de produtividade cá é baixa. No Luxemburgo somos altamente produtivos, dizem os entendidos. Por isso a nossa taxa de produtividade lá é alta. Lá fora somos bestiais, cá dentro somos bestas!

profile Image
6 de novembro de 2017
Carlos Pereira da Silva

Os jovens e os regimes complementares da segurança social

Os jovens que começam agora o seu ciclo de vida activo têm o direito de saberem quanto terão de abdicar do seu rendimento actual para poderem viver dignamente no futuro, sem prejudicarem o rendimento dos seus pais.

profile Image
18 de setembro de 2017
Carlos Pereira da Silva

Obrigado aos emigrantes por gostarem da vossa terra

Por que será que a mesma qualidade de povo, quando emigra, se torna miraculosamente produtiva? Ninguém lhes ouve um queixume, apesar de serem parceiros humildes dos construtores das catedrais. Foram eles que também ajudaram a fazer a riqueza das nações e que morreram pobres com saudades da Pátria madrasta.

profile Image
31 de julho de 2017
Carlos Pereira da Silva

Economia e Orçamento da Segurança Social

O Orçamento do Estado e o Orçamento da Segurança Social não são um problema económico do Governo, que é apenas o seu gestor, mas dos cidadãos que vivem numa mesma comunidade de interesses.

profile Image
12 de junho de 2017
Carlos Pereira da Silva

O financiamento do actual modelo de pensões do sistema previdencial da Segurança Social

A introdução de uma taxa sobre o VAL só tem sentido se for aplicada pelo menos a nível europeu, e diferente para os sectores económicos, uma vez que se for imposta num só país há o risco das empresas mais inovadoras se deslocarem para regiões onde tal contribuição não exista.

profile Image
9 de maio de 2017
Carlos Pereira da Silva

Mutualismo e cidadania participativa

É também uma forma de participação na gestão dos interesses que partilham com o semelhante.

profile Image
24 de abril de 2017
Carlos Pereira da Silva

Pedagogia da poupança deve começar logo na infância

Existe pois a necessidade de voltarmos ao velho adágio bíblico que os nossos pais e avós nos transmitiram: “Assim como semeares assim colherás”.

profile Image
6 de março de 2017
Carlos Pereira da Silva

Economia social a solidariedade associativa

A globalização económica pode ser uma oportunidade para a Economia Social se desenvolver não apenas à escala nacional mas também à escala internacional.

Colabore Connosco e receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades e eventos da Cidadania Social e receba os nossos artigos de opinião.