Nossas Publicações
Filtrar por data

2021 – O ano de todos os desafios
O ano 2021 é o ano em que, de uma vez por todas, teremos de ter a coragem de tomar as decisões certas.

Portugal ataca e a Suécia marca
Ao longo dos últimos meses temos sido confrontados diariamente com uma análise detalhada, ainda que nem sempre rigorosa, da evolução da pandemia.

Orgulhosamente sós?
A crise de saúde pública originada pela covid-19 está a ter consequências severas do ponto de vista económico, sendo expectável que, nestas circunstâncias, a atividade não possa voltar ao normal, o que significa, de acordo com a OCDE, que os efeitos desta pandemia terão um efeito negativo permanente sobre a economia.

Welfare State, economia social e mutualismo
No seu livro The Welfare State in Historical Perspective, Asa Briggs (1961) propõe uma definição de welfare state (Estado de bem-estar ou Estado-providência) segundo a qual um “Estado de bem-estar é um Estado em que o poder organizado é deliberadamente usado (através da política e da administração) num esforço de modificar o funcionamento das forças de mercado…

O Verão do nosso descontentamento
António Lobo Antunes descreveu de forma exemplar os seus verões na Praia das Maçãs. “E então no princípio de agosto
íamos para a Praia das Maçãs. Depois de Colares os adeuses tornavam-se impossíveis por culpa do nevoeiro: percebiam-se a custo telhados de chalés e cumes vagos de pinheiros numa bruma desfocada, às nove da madrugada, a nossa mãe, em roupão, vinha ao convés do jardim observar o…

O cheque, o plano e o resto (?)
Reza a história que nos longínquos (?) tempos em que o planeta Terra era uma selva, o Sr. Coelho, diariamente ameaçado de morte pelos malvados coiotes, decidiu pedir ajuda ao Sr. Leão.

Choques assimétricos e pensamento único
Porque o impacto desta crise foi assimétrico, na medida em que não atingiu todos os setores/regiões de igual forma e porque nenhuma sociedade se pode desenvolver sob a orientação exclusiva do Estado, importa desenhar um plano de “desconfinamento” e de recuperação económica adaptado às circunstâncias concretas de cada setor/região que, para ter sucesso, implicará a assunção de alguns riscos.

2020 – O ano em que a China conquistou o Mundo
Se os sinais económicos são hoje muito claros relativamente à ascensão da China enquanto potência mundial, existem outros sinais, menos visíveis, que permitem reforçar essa perspetiva.

Números e proporções na covid-19 – o que falta explicar
Entre 16 de março e 4 de abril morreram em Portugal mais 809 cidadãos do que o observado em igual período dos anos anteriores, sendo que apenas 295 desses casos podem ser explicados pela covid-19. Será que a concentração de esforços do sistema de saúde nesta pandemia não está a causar danos irreparáveis noutros doentes?

O regresso dos que nunca se foram. Troika – Parte 2?
Este impasse tem raízes mais profundas e assenta na incapacidade de, em tempo oportuno, se ter reconhecido que uma Europa a “meias tintas” é inviável.

E depois da covid?
Ao contrário da crise iniciada em 2007, em que o sistema produtivo ficou paralisado por um “liquidity squeeze” com origem no sistema financeiro, a covid-19 afetou diretamente o sistema produtivo naquilo que é o seu motor central – as pessoas.

China. O nosso indicador avançado
Ao contrário do que muitos extremistas defendem (Estado mínimo para uns e Estado máximo para outros), a gestão desta crise obriga ao concurso de todos.

COVID-19. Situações extremas exigem medidas extremas
Apesar de importantes, o conjunto das medidas propostas, com um custo global anunciado de cerca de 300 milhões (menos de 6 dias de receitas do Estado com contribuições para a SS), são insuficientes.

Um espirro na China constipou toda a Humanidade
Assegurar a continuidade da atividade das empresas é tarefa central de qualquer gestor. Não há uma lista padrão sobre os procedimentos a adotar mas existem alguns procedimentos elementares a adotar.

2020 – O início de um novo ciclo?
Tradicionalmente, o início de um novo ano corresponde a um momento de reflexão, planeamento e esperanças renovadas num futuro melhor.

Evolução salarial em Portugal: a lenta convergência para uma média imóvel
Um famoso industrial norte-americano terá dito no inicio do seculo XX que o segredo do sucesso é fazer o “melhor produto, ao menor custo, pagando o mais alto salário possível”. Seremos capazes de fazer isso?

Demografia – Como combater o “General Inverno”?
Uma vez que o problema demográfico não pode ser resolvido num horizonte de uma geração, é urgente mitigar os seus efeitos. E como?

Segurança Social, “o grande salto em frente”: de beneficiário a cidadão
De acordo com a Lei de Bases da Segurança Social (Lei n.º 4/2007, de 16 janeiro), o sistema da Segurança Social não é uma
matéria que diga apenas respeito ao Estado, cabendo aos diversos interessados um papel na “definição, no planeamento e gestão do sistema e no acompanhamento e avaliação do seu funcionamento” (Artigo 18.º — Princípio da participação).

Segurança Social e Caixa Geral de Aposentações – Uma visão integrada
Esperemos que este exercício de análise integrada da CGA e Sistema Previdencial, realizado a partir da “periferia”, ajude os decisores políticos a “ver e a compreender melhor” aquilo que está diante dos seus narizes.

2052 – O ano em que o Manel se vai reformar
Independentemente da posição que cada um possa ter sobre a natureza e amplitude da reforma da Segurança Social, importa garantir total transparência na discussão dos problemas da segurança social, o que implica sabermos exatamente “onde estamos” e “para onde vamos.