Nossas Publicações

profile Image
12 de novembro de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Queremos mercados éticos?

Não podemos decretar mercados éticos. Necessitamos é de políticas públicas que tracem limites morais precisos ao seu funcionamento e apoiem formas emergentes de economia social colaborativa que temperem a amoralidade intrínseca dos mercados com os valores da solidariedade responsável, criando alternativas para a solução dos problemas sociais lá onde os mercados e os Estados falham.

profile Image
17 de setembro de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Os subsistemas de saúde são necessários?

Os progressos conseguidos em matéria de saúde em Portugal são generalizadamente reconhecidos, bem como o papel insubstituível do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nesta evolução. Todavia, subsistem carências importantes que decorrem, em grande medida, de profundas alterações das necessidades da população em saúde e bem-estar.

profile Image
23 de julho de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Vem aí o novo Código das Mutualidades

Um primeiro aspeto de mudança que o Código pode induzir é o da clarificação doutrinária. Reafirmando os fins de auxílio recíproco de proteção social e desenvolvimento humano no interesse dos associados e das suas famílias, o novo enquadramento jurídico virá delimitar de forma cristalina o mutualismo face aos restantes segmentos da Economia Social.

profile Image
28 de maio de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Proteção social: os complementos que fazem falta

As políticas sociais foram reconhecendo procuras diferenciadas, cada vez mais segmentadas pelas necessidades particulares de cada um de nós, e a configuração dos sistemas de proteção vem sendo revista em conformidade.

profile Image
26 de março de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Para temperar o otimismo atual dos Portugueses

A confirmarem-se os cenários demográfico e económico do Relatório sobre Envelhecimento da UE, os Portugueses idosos ficarão cada vez mais vulneráveis e dependerão cada vez mais do Estado visto que, para o período 2013-2060, as pensões reduzem a correspondente despesa pública mas os gastos com cuidados de saúde e de longa duração mais que compensarão tal poupança, crescendo cerca de 3%.

profile Image
29 de janeiro de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Banco da Economia Social

Atualmente, existem dois tipos de instituição de crédito pertencentes a esse conjunto, as caixas económicas e as caixas de crédito agrícola mútuo, ambas reconhecidas pelo regime geral das instituições de crédito e sociedades financeiras. Só as caixas económicas bancárias podem assumir contornos de um “banco” da economia social.

profile Image
27 de novembro de 2017
Fernando Ribeiro Mendes

Como vão cuidar da saúde os reformados de amanhã?

Numa sociedade envelhecida como é a nossa, o acesso aos cuidados de saúde assume  enorme relevância havendo, no entanto, reduzido poder aquisitivo dos futuros pensionistas para comprar do seu bolso tais cuidados, em especial aqueles de que mais necessitarão com a idade.

profile Image
9 de outubro de 2017
Fernando Ribeiro Mendes

Vamos viver pior na reforma?

Muitos defendem que um sistema de pensões adequadas deverá ser intergeracionalmente equitativo, o que significaria dever salvaguardar-se o rácio de benefício atual para aqueles que irão reformar-se à volta de 2060.

profile Image
21 de agosto de 2017
Fernando Ribeiro Mendes

A adequação das pensões

Adequação das pensões significa o propósito de garantir prestações pecuniárias a quem está impedido de prosseguir a sua vida ativa pela idade ou condição de saúde suficientes para a manutenção de um padrão de vida decente, não sendo nada evidente a especificação aceitável do que seja um nível de vida “decente”.

profile Image
3 de julho de 2017
Fernando Ribeiro Mendes

Propostas solidárias de valor, precisam-se

A proteção social pública continua a enfrentar dificuldades financeiras e as soluções privadas comportam muitas exclusões, pelo que o elemento distintivo de solidariedade das propostas de valor da economia social vem ganhando novo fôlego na sociedade.

profile Image
15 de maio de 2017
Fernando Ribeiro Mendes

Finanças solidárias na encruzilhada

As instituições da economia social vocacionadas para o financiamento solidário estão no centro de muitos debates, tanto mais que o panorama atual do sistema financeiro nacional é desolador.

profile Image
27 de março de 2017
Fernando Ribeiro Mendes

Saúde: a hora das “parcerias público-privado-sociais”

Chegou a hora de ensaiar um novo tipo de parceria: as “parcerias público-privado–sociais”, que podem abranger até 4 milhões de portugueses dispostos a adquirir cuidados diferenciados, que o SNS não tem vocação para prestar.

Colabore Connosco e receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades e eventos da Cidadania Social e receba os nossos artigos de opinião.