Nossas Publicações

profile Image
16 de abril de 2018
Susana Peralta

A minha alegre casinha: moradas, escolas e declaração de IRS

O critério de residência perpetua uma segregação social nas escolas na medida em que o mercado imobiliário é ele próprio segregado. O objectivo de ter escolas mais diversas, com uma saudável mistura social, esbarra na segregação social do próprio espaço urbano.

profile Image
19 de fevereiro de 2018
Susana Peralta

Será que os portugueses não querem trabalhar?

Que explicações existem para a existência de vagas de emprego não preenchidas, em países onde há desempregados? O mercado de trabalho não funciona como os restantes.

profile Image
18 de dezembro de 2017
Susana Peralta

Banalíssimas?

Num país em que o ministério da tutela se recusa a conceder acesso público às contas que as IPSS, legalmente, têm de prestar, e onde a obrigatoriedade de publicação online é respeitada apenas por uma pequena parte das instituições, o Raríssimas também não é, infelizmente, surpresa.

profile Image
30 de outubro de 2017
Susana Peralta

Motivar a função pública – um imperativo nacional

Há muitas coisas fundamentais nas nossas vidas – a segurança perante ameaças externas e naturais, a defesa do ambiente, a saúde e a educação, para mencionar apenas algumas – para as quais dependemos do empenho das trabalhadoras e trabalhadores do sector público.

profile Image
11 de setembro de 2017
Susana Peralta

Quero subir à primeira divisão da vida social

Há uma enorme escassez de informação que nos permita estudar as causas da baixa mobilidade social no país. Foi divulgado na passada semana um estudo sobre mobilidade social financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, coordenado por Teresa Bago d’Uva.

profile Image
24 de julho de 2017
Susana Peralta

A qualidade dos governos municipais

A democracia local, tal como a democracia ao nível do governo central, é um processo em contínua melhoria. As eleições — para qualquer nível de governo — têm dois objectivos principais.

profile Image
5 de junho de 2017
Susana Peralta

A relação entre trabalho e pobreza em Portugal

Há características no mercado laboral português que perpetuam situações de pobreza no trabalho.

profile Image
17 de abril de 2017
Susana Peralta

Pré-escolar, quantidade e qualidade

Há estudos que estimam a taxa de retorno na educação pré-escolar em cerca de 15% a 17%. Um dos objectivos constantes no Plano Nacional de Reformas, apresentado no dia 29 de Março, é o de universalizar a frequência do pré-escolar aos 3 anos em 2019.

Colabore Connosco e receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades e eventos da Cidadania Social e receba os nossos artigos de opinião.