Nossas Publicações

profile Image
26 de novembro de 2018
João Cerejeira/ Miguel Portela

Assimetrias regionais e dinâmica económica sustentada

Os anos mais recentes mostraram que a dinâmica de recuperação da economia portuguesa foi propulsionada pelas regiões mais exportadoras. Porém, estas regiões são também aquelas que evidenciam maiores fragilidades em termos de capital humano, com níveis de escolaridade da sua população ativa que nos deveriam envergonhar.

profile Image
15 de outubro de 2018
Carlos Pereira da Silva

Turismo e migração das “aves” de arribação

A noção de poupança para uma necessidade futura perdeu todo o sentido e incute-se nos jovens a máxima de que hoje é que interessa e amanhã logo se verá. O que prevalece é a noção de endividamento, ou seja, consumir primeiro e pagar depois, se houver rendimento.

profile Image
1 de outubro de 2018
João Cerejeira/ Miguel Portela

Igualdade por decreto

Em suma, não há dúvidas que a coesão e o desenvolvimento da sociedade portuguesa beneficiaria de uma distribuição do rendimento mais equitativa. No entanto, a proposta do BE para impor um teto salarial aos CEO’s não contribuiria para esse desiderato.

profile Image
10 de setembro de 2018
Alfredo Marvão Pereira

O perigo principal não vem dos negacionistas mas sim dos apáticos e dos indiferentes

Uma boa parte da nossa classe política continua a desconsiderar as alterações climáticas e a sua causa humana como uma questão de charneira nas principais tomadas de decisão. Continua, portanto, a comportar-se politicamente como se fossem os negacionistas desta realidade. Tal não é necessário nem desejável. A resolução do problema das alterações climáticas está ao nosso alcance através de políticas públicas bem desenhadas e bem implementadas.

profile Image
27 de agosto de 2018
Rui Nuno Baleiras

Medidas para o interior e coragem política: uma opinião sobre bolos, farinha e fermento

Alguns economistas prestigiados têm criticado o lançamento de medidas de politica de desenvolvimento económico exclusivas para os territórios menos urbanizados com vários argumentos que se podem sintetizar na seguinte ideia: medidas desgarradas são ineficazes e medidas territorialmente discriminatórias redundam em empobrecimento nacional e, por isso, não devem existir.

profile Image
2 de julho de 2018
Rui Nuno Baleiras

Cuidado com a pressa nas finanças locais!

É conhecido da experiência internacional que as organizações públicas estão sujeitas a pressões deficitárias nas suas contas. A literatura económica especializada tem identificado várias causas para este enviesamento deficitário e essas causas radicam nos modelos de governança das organizações públicas e no modo como as escolhas colectivas são tomadas pela sociedade.

profile Image
7 de maio de 2018
Rui Nuno Baleiras

Sugestões para o processo de descentralização em preparação

Para além de uma visão de médio prazo com metas territorializadas e um comando político diferente na Administração Central, é indispensável tirarmos todo o partido da governança vertical, ou seja, da cooperação entre aquela e os patamares supramunicipal e local e, eventualmente, de uma estruturação inteligente da Administração Regional no Continente.

profile Image
19 de março de 2018
Alfredo Marvão Pereira

Investimentos em infraestruturas e descarbonização

Em termos dos actuais esforços nos investimentos em infraestruturas por um lado e no sentido da descarbonização da economia por outro, existem sinergias importantes entre as duas áreas que não podem nem devem ser ignoradas. Assim sendo, deve-se reconhecer a virtuosidade dos esforços do governo nestas duas áreas e apelar a uma maior interacção entre as duas esferas de decisão política.

profile Image
5 de março de 2018
Rui Nuno Baleiras

Desenvolvimento de Portugal e a orgânica do próximo Governo

O País sobressaltou-se com o drama dos incêndios e parece ter despertado para o tema do desenvolvimento do interior. Vários protagonistas políticos e agentes da sociedade civil têm reclamado atenção das políticas públicas para esta questão. O enquadramento da solução deve ser uma visão territorial do país consensualizada entre um conjunto alargado de partidos políticos e parceiros sociais.

Colabore Connosco e receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades e eventos da Cidadania Social e receba os nossos artigos de opinião.