Nossas Publicações
Filtrar por data
Filtrar por tema

Assimetrias regionais e dinâmica económica sustentada
Os anos mais recentes mostraram que a dinâmica de recuperação da economia portuguesa foi propulsionada pelas regiões mais exportadoras. Porém, estas regiões são também aquelas que evidenciam maiores fragilidades em termos de capital humano, com níveis de escolaridade da sua população ativa que nos deveriam envergonhar.

Os professores dos nossos netos
Para ter bons professores, é preciso atrair os melhores alunos para a profissão pelo que é urgente uma estratégia para restaurar a confiança dos docentes e valorizar socialmente a sua função. Uma importante componente desta estratégia será quanto ao método de seleção e recrutamento de professores.

A minha alegre casinha: moradas, escolas e declaração de IRS
O critério de residência perpetua uma segregação social nas escolas na medida em que o mercado imobiliário é ele próprio segregado. O objectivo de ter escolas mais diversas, com uma saudável mistura social, esbarra na segregação social do próprio espaço urbano.

O Estado, a cana de pesca e o livro de instruções
Mais do que insistir numa competitividade da economia baseada em baixos salários, obteríamos muito melhores resultados se empresas e decisores públicos investissem seriamente na formação e na qualificação dos empresários portugueses. É que não chega dar a cana ao pescador se esta não vier com o livro de instruções.

Processos e resultados
São os resultados, e não os processos, que garantem a sobrevivência de uma empresa ou organização.

Quero subir à primeira divisão da vida social
Há uma enorme escassez de informação que nos permita estudar as causas da baixa mobilidade social no país. Foi divulgado na passada semana um estudo sobre mobilidade social financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, coordenado por Teresa Bago d’Uva.

Pré-escolar, quantidade e qualidade
Há estudos que estimam a taxa de retorno na educação pré-escolar em cerca de 15% a 17%. Um dos objectivos constantes no Plano Nacional de Reformas, apresentado no dia 29 de Março, é o de universalizar a frequência do pré-escolar aos 3 anos em 2019.

Para que serve um mestrado?
Conhecemos ainda muito pouco acerca dos benefícios da massificação do acesso a cursos de pós-graduação.