Nossas Publicações

profile Image
17 de setembro de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Os subsistemas de saúde são necessários?

Os progressos conseguidos em matéria de saúde em Portugal são generalizadamente reconhecidos, bem como o papel insubstituível do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nesta evolução. Todavia, subsistem carências importantes que decorrem, em grande medida, de profundas alterações das necessidades da população em saúde e bem-estar.

profile Image
23 de julho de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Vem aí o novo Código das Mutualidades

Um primeiro aspeto de mudança que o Código pode induzir é o da clarificação doutrinária. Reafirmando os fins de auxílio recíproco de proteção social e desenvolvimento humano no interesse dos associados e das suas famílias, o novo enquadramento jurídico virá delimitar de forma cristalina o mutualismo face aos restantes segmentos da Economia Social.

profile Image
28 de maio de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Proteção social: os complementos que fazem falta

As políticas sociais foram reconhecendo procuras diferenciadas, cada vez mais segmentadas pelas necessidades particulares de cada um de nós, e a configuração dos sistemas de proteção vem sendo revista em conformidade.

profile Image
26 de março de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Para temperar o otimismo atual dos Portugueses

A confirmarem-se os cenários demográfico e económico do Relatório sobre Envelhecimento da UE, os Portugueses idosos ficarão cada vez mais vulneráveis e dependerão cada vez mais do Estado visto que, para o período 2013-2060, as pensões reduzem a correspondente despesa pública mas os gastos com cuidados de saúde e de longa duração mais que compensarão tal poupança, crescendo cerca de 3%.

profile Image
27 de novembro de 2017
Fernando Ribeiro Mendes

Como vão cuidar da saúde os reformados de amanhã?

Numa sociedade envelhecida como é a nossa, o acesso aos cuidados de saúde assume  enorme relevância havendo, no entanto, reduzido poder aquisitivo dos futuros pensionistas para comprar do seu bolso tais cuidados, em especial aqueles de que mais necessitarão com a idade.

profile Image
20 de novembro de 2017
Alfredo Marvão Pereira

Infra-estruturas de saúde e o desempenho da economia: as razões por que mais é melhor

Uma das áreas por excelência contempladas no OE para 2018 são as infra-estruturas de saúde, em que se projeta o início de um novo ciclo de investimentos. A prioridade estará na reabilitação de unidades de saúde familiar e de cuidados de saúde primários, bem como a construção de quatro novos hospitais. Neste contexto, a questão da avaliação dos efeitos macroeconómicos destes investimentos passa a ser da maior atualidade.

profile Image
27 de março de 2017
Fernando Ribeiro Mendes

Saúde: a hora das “parcerias público-privado-sociais”

Chegou a hora de ensaiar um novo tipo de parceria: as “parcerias público-privado–sociais”, que podem abranger até 4 milhões de portugueses dispostos a adquirir cuidados diferenciados, que o SNS não tem vocação para prestar.

Colabore Connosco e receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades e eventos da Cidadania Social e receba os nossos artigos de opinião.