Nossas Publicações

profile Image
12 de novembro de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Queremos mercados éticos?

Não podemos decretar mercados éticos. Necessitamos é de políticas públicas que tracem limites morais precisos ao seu funcionamento e apoiem formas emergentes de economia social colaborativa que temperem a amoralidade intrínseca dos mercados com os valores da solidariedade responsável, criando alternativas para a solução dos problemas sociais lá onde os mercados e os Estados falham.

profile Image
29 de outubro de 2018
Sibila Marques

Admirável mundo sustentável

Vivemos num tempo em que começamos a aceitar que a maioria dos comportamentos dos seres-humanos são na verdade guiados por intuições e comportamentos habituais sem grande reflexão. Não um, mas dois, prémios Nobel foram já atribuídos a professores que mostraram que os seres-humanos têm duas formas de pensar.

profile Image
1 de outubro de 2018
João Cerejeira/ Miguel Portela

Igualdade por decreto

Em suma, não há dúvidas que a coesão e o desenvolvimento da sociedade portuguesa beneficiaria de uma distribuição do rendimento mais equitativa. No entanto, a proposta do BE para impor um teto salarial aos CEO’s não contribuiria para esse desiderato.

profile Image
3 de setembro de 2018
Sibila Marques

A idade da reforma, idadismo e a justiça entre as gerações

A imposição de um limite etário para a reforma dos trabalhadores é claramente uma infracção às directivas antidiscriminação porque assume a idade cronológica como o único indicador que determina a capacidade do trabalhador para exercer as suas funções.

profile Image
6 de agosto de 2018
João Cerejeira/ Miguel Portela

Os professores dos nossos netos

Para ter bons professores, é preciso atrair os melhores alunos para a profissão pelo que é urgente uma estratégia para restaurar a confiança dos docentes e valorizar socialmente a sua função. Uma importante componente desta estratégia será quanto ao método de seleção e recrutamento de professores.

profile Image
9 de julho de 2018
Sibila Marques

Que cidade queremos?

Embora o discurso vigente nas nossas sociedades nas últimas décadas pareça ser o da promoção social e do empoderamento, na realidade os choques subtis que têm sido produzidos nomeadamente com a crise económica e com a precarização do emprego e dos salários na Europa, em particular em Portugal, cria a sensação de que “não existem saídas possíveis”.

profile Image
14 de maio de 2018
Sibila Marques

Mais novos vs. mais velhos: faz algum sentido?

A situação de envelhecimento demográfico a que assistimos em muitos países do mundo e, em particular em Portugal, exige reflexões profundas sobre as questões de justiça e de solidariedade entre as pessoas das diferentes gerações.

profile Image
16 de abril de 2018
Susana Peralta

A minha alegre casinha: moradas, escolas e declaração de IRS

O critério de residência perpetua uma segregação social nas escolas na medida em que o mercado imobiliário é ele próprio segregado. O objectivo de ter escolas mais diversas, com uma saudável mistura social, esbarra na segregação social do próprio espaço urbano.

profile Image
9 de abril de 2018
João Cerejeira/ Miguel Portela

Informação, transparência salarial e (des)igualdade

No caso concreto do mercado de trabalho, o segredo interessa muito mais ao empregador do que ao trabalhador. Permitir o acesso aos dados sobre remunerações e características dos trabalhadores, de forma controlada e anonimizada, aumentará o poder negocial destes últimos e será um forte instrumento de combate à descriminação.

profile Image
12 de março de 2018
Sibila Marques

Todos querem viver para sempre, mas ninguém quer envelhecer… mal

Ao prolongar a nossa vida, a medicina moderna conseguiu um dos seus feitos mais notáveis. No entanto, estes avanços têm de ser acompanhados por um planeamento adequado e um conjunto de respostas aos novos e exigentes desafios sociais provocados pelo nosso envelhecimento.

profile Image
18 de dezembro de 2017
Susana Peralta

Banalíssimas?

Num país em que o ministério da tutela se recusa a conceder acesso público às contas que as IPSS, legalmente, têm de prestar, e onde a obrigatoriedade de publicação online é respeitada apenas por uma pequena parte das instituições, o Raríssimas também não é, infelizmente, surpresa.

profile Image
30 de outubro de 2017
Susana Peralta

Motivar a função pública – um imperativo nacional

Há muitas coisas fundamentais nas nossas vidas – a segurança perante ameaças externas e naturais, a defesa do ambiente, a saúde e a educação, para mencionar apenas algumas – para as quais dependemos do empenho das trabalhadoras e trabalhadores do sector público.

profile Image
18 de setembro de 2017
Carlos Pereira da Silva

Obrigado aos emigrantes por gostarem da vossa terra

Por que será que a mesma qualidade de povo, quando emigra, se torna miraculosamente produtiva? Ninguém lhes ouve um queixume, apesar de serem parceiros humildes dos construtores das catedrais. Foram eles que também ajudaram a fazer a riqueza das nações e que morreram pobres com saudades da Pátria madrasta.

Colabore Connosco e receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades e eventos da Cidadania Social e receba os nossos artigos de opinião.