Nossas Publicações

profile Image
29 de outubro de 2018
Sibila Marques

Admirável mundo sustentável

Vivemos num tempo em que começamos a aceitar que a maioria dos comportamentos dos seres-humanos são na verdade guiados por intuições e comportamentos habituais sem grande reflexão. Não um, mas dois, prémios Nobel foram já atribuídos a professores que mostraram que os seres-humanos têm duas formas de pensar.

profile Image
15 de outubro de 2018
Carlos Pereira da Silva

Turismo e migração das “aves” de arribação

A noção de poupança para uma necessidade futura perdeu todo o sentido e incute-se nos jovens a máxima de que hoje é que interessa e amanhã logo se verá. O que prevalece é a noção de endividamento, ou seja, consumir primeiro e pagar depois, se houver rendimento.

profile Image
10 de setembro de 2018
Alfredo Marvão Pereira

O perigo principal não vem dos negacionistas mas sim dos apáticos e dos indiferentes

Uma boa parte da nossa classe política continua a desconsiderar as alterações climáticas e a sua causa humana como uma questão de charneira nas principais tomadas de decisão. Continua, portanto, a comportar-se politicamente como se fossem os negacionistas desta realidade. Tal não é necessário nem desejável. A resolução do problema das alterações climáticas está ao nosso alcance através de políticas públicas bem desenhadas e bem implementadas.

profile Image
28 de maio de 2018
Fernando Ribeiro Mendes

Proteção social: os complementos que fazem falta

As políticas sociais foram reconhecendo procuras diferenciadas, cada vez mais segmentadas pelas necessidades particulares de cada um de nós, e a configuração dos sistemas de proteção vem sendo revista em conformidade.

profile Image
30 de abril de 2018
Carlos Pereira da Silva

O que disse o primeiro-ministro

Como conclusão: é necessário aumentar a força de trabalho, o PIB potencial e a massa salarial para que a segurança social tenha capacidade financeira para solver os seus compromissos a médio e longo prazo.

profile Image
23 de abril de 2018
Margarida Corrêa de Aguiar

Sustentabilidade financeira da Segurança Social: números, diagnósticos e entendimentos

Neste quadro de fragilidades e necessidades, reforço a ideia, que há muito defendo, da criação de uma entidade pública com estatuto de independência, competindo-lhe fazer análises de sustentabilidade, avaliações actuariais, estudos e projecções financeiras das responsabilidades públicas com pensões e elaboração de recomendações.

profile Image
12 de março de 2018
Sibila Marques

Todos querem viver para sempre, mas ninguém quer envelhecer… mal

Ao prolongar a nossa vida, a medicina moderna conseguiu um dos seus feitos mais notáveis. No entanto, estes avanços têm de ser acompanhados por um planeamento adequado e um conjunto de respostas aos novos e exigentes desafios sociais provocados pelo nosso envelhecimento.

profile Image
5 de março de 2018
Rui Nuno Baleiras

Desenvolvimento de Portugal e a orgânica do próximo Governo

O País sobressaltou-se com o drama dos incêndios e parece ter despertado para o tema do desenvolvimento do interior. Vários protagonistas políticos e agentes da sociedade civil têm reclamado atenção das políticas públicas para esta questão. O enquadramento da solução deve ser uma visão territorial do país consensualizada entre um conjunto alargado de partidos políticos e parceiros sociais.

profile Image
27 de novembro de 2017
Fernando Ribeiro Mendes

Como vão cuidar da saúde os reformados de amanhã?

Numa sociedade envelhecida como é a nossa, o acesso aos cuidados de saúde assume  enorme relevância havendo, no entanto, reduzido poder aquisitivo dos futuros pensionistas para comprar do seu bolso tais cuidados, em especial aqueles de que mais necessitarão com a idade.

profile Image
17 de agosto de 2015
Margarida Corrêa de Aguiar

Reforma das pensões: há soluções técnicas, não há solução política

A Coligação “Para a Frente” declara no seu programa eleitoral a necessidade de reformar a Segurança Social, defende um debate alargado, o envolvimento da sociedade civil e um amplo consenso político. O Partido Socialista assume no seu programa eleitoral gerir de forma reformista o sistema de Segurança Social visando reformar a sustentabilidade, equidade e eficácia redistributiva. Ambos não apresentam um projecto ou visão de futuro para o sistema de pensões.

Colabore Connosco e receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades e eventos da Cidadania Social e receba os nossos artigos de opinião.