The 2018 Ageing Report
30 de julho de 2018
Autor: Ageing Working Group, Comissão Europeia
Publicado em maio de 2018
Globalmente, as projeções apontam para uma diminuição da população portuguesa entre 2016 e 2070 superior a 2,3 milhões de pessoas. Esta evolução é o resultado do efeito combinado dos ganhos da esperança média de vida e das perdas da taxa de fertilidade e do efeito da insuficiência dos saldos migratórios.
Em Portugal, a população com idade superior a 80 anos ultrapassará a partir da década de 2040 o grupo da população com menos de 15 anos. A evolução da estrutura demográfica conduzirá a um agravamento do rácio de dependência (rácio entre a população com mais de 65 anos em percentagem da população com idade compreendida entre os 15 e 64 anos) que mais do que duplicará: de 31,1% em 2016 para 67,2% em 2070. Em Portugal, o agravamento deste rácio é superior à média da União Europeia que regista uma evolução 29,9% para 52,2%.
O Relatório analisa os efeitos combinados das projeções demográficas e das projeções da produtividade e do crescimento económico no sistema de pensões, designadamente a sua capacidade de autofinanciamento e o impacto em termos de despesa pública e, bem assim, no que respeita à taxa de substituição (relação entre o último salário e a primeira pensão).
O Relatório está estruturado em duas partes. A primeira parte descreve os pressupostos demográficos e económicos utilizados nas projeções. A segunda parte apresenta as projeções de longo prazo para a despesa pública com pensões, cuidados de saúde, cuidados de longo prazo (long term care), educação e benefício de desemprego.
Todas as projeções são da responsabilidade da Comissão Europeia, com exceção das projeções das pensões da responsabilidade de cada Estado Membro.
Para aceder ao download do Relatório clique aqui
Para aceder ao documento sobre as projeções das pensões preparado pelo Governo português clique aqui
Para aceder aos pressupostos demográficos e económicos para Portugal clique aqui
Para mais informações sobre o Relatório clique aqui